Hospital terá atendimentos a preços acessíveis
A diretora do hospital, Jamile Prado, espera iniciar o atendimento em breve (Foto: Ascom) |
Resultado do esforço coletivo de professores e gestores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o prédio do primeiro hospital veterinário ligado a uma instituição pública do Estado foi inaugurado na manhã de hoje, 25. A solenidade de entrega do prédio foi prestigiada por dezenas de estudantes que aguardam ansiosos que seja iniciado o atendimento de animais de pequeno porte por valores acessíveis.
O estudante do curso de Medicina Veterinária Albert Joseph Alves Oliveira espera que com a grande estrutura entregue hoje, que conta com cinco centro cirúrgicos, sala de raio-x, ultrassom, tomografia, radiologia e eletrocardiograma, o processo de aprendizado se modernize e seja mais eficiente, pois os estudantes deixarão de ter apenas aulas teóricas e práticas nos laboratórios para ter um contato maior com os animais. “Vamos poder acompanhar os animais com certa continuidade, o que irá influenciar nos frutos de nosso trabalho e dos nossos estudos”, observa.
No 5º período do mesmo curso, Ediclésio Andrade Martins considera que “ver o hospital veterinário pronto é a realização de um sonho”. Para ele, a conquista irá auxiliar na formação de muitos profissionais, que poderão atender a população ao mesmo tempo em que constroem conhecimento.
Além da já citada modificação do processo ensino-aprendizagem, Angelo Antoniolli, reitor da UFS ressalta que o hospital veterinário também terá o papel de ser espaço de debate para as políticas públicas aplicadas à saúde dos animais e à inter-relação desta com a qualidade de vida humana. “Este hospital é um dos mais bem estruturados da região Nordeste. Aqui poderemos discutir demandas reprimidas há muito tempo, já que o conhecimento gerado nos nossos cursos de graduação, mestrado, doutorado e residências será direcionado à resolução de questões de grande importância para a sociedade sergipana” destaca. Angelo Antoniolli lembra também que o hospital também poderá ser utilizado por estudantes do campus do Sertão.
A diretora do hospital veterinário, Jamile Prado, acredita que ter uma estrutura tão bem organizada é uma grande vitória para toda a comunidade acadêmica. Ela comenta que há muitos cursos de Medicina Veterinária no país, alguns bem mais antigos que o da UFS, que ainda não possuem um hospital próprio. “Esperamos dar início ao atendimento em breve, considerando que este é um hospital-escola que tem como grande finalidade o atendimento à população. E os estudantes terão uma participação ativa nestes atendimentos, o que vai auxiliar na formação profissional de todos eles”, acrescenta.
Já Eduardo Caldas, chefe do departamento de Medicina Veterinária e coordenador do curso, revela que as próximas etapas para que o hospital entre em funcionamento estão sendo preparadas. “Iremos trabalhar com toda a garra para criar a logística necessária para a instalação de equipamentos e assim determinar uma data para dar início às atividades. Neste hospital os alunos terão a vivência hospitalar, é aqui que eles irão colocar em prática os conhecimentos aprendidos na sala de aula. A sociedade, por sua vez, aguarda com muita ansiedade pelo momento no qual os proprietários de cães e gatos poderão ter seus animais atendidos na UFS”, comemora.
O prédio possui uma área de 2.462,42 m² está localizado atrás do Departamento de Medicina Veterinária do campus de São Cristóvão, próximo à Superintendência de Infraestrutura da UFS. A obra custou R$ 5.913.389,94 e possui ainda ambulatórios, banheiros adaptados, copa, dois elevadores, sala de reuniões, sala de conferência, alojamento para médicos e laboratórios de patologia, imunologia, histopatologia e parasitologia, além de UTI, sala de conferência, salas de internamento e reabilitação, além de sala para aulas práticas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário