Foi o caso da Escola Estadual Professor Artur Fortes, no bairro Inácio Barbosa. Neste primeiro dia de matrículas, pais de alunos não enfrentaram dificuldades para fazer a confirmação da matrícula, como afirmou a dona de casa Maria Ionete Soares. "Vim fazer a matrícula da minha neta de seis anos. Escolhi essa escola porque é mais próxima da casa dela, e é um colégio muito organizado. Não demorou nada para fazer a matrícula, o movimento está muito bom", disse.
De acordo com a secretária da escola, Nelma Santos, a unidade de ensino está oferecendo, ao todo, cerca de 50 vagas, todas para o ensino fundamental. "Nossa procura por matrículas está muito boa, mas não estamos tendo nenhum problema de filas, nem mesmo foi preciso fazer distribuição de senhas", afirmou a diretora do Artur Fortes, que atende a cerca de 240 alunos do ensino fundamental.
Outra unidade de ensino procurada foi a Escola Estadual Lourival Baptista, no conjunto Castelo Branco. Apesar da boa demanda, os alunos e pais de alunos também não passaram por dificuldades. "Desde que abrimos a escola, hoje pela manhã, estamos tendo pais de alunos vindo aqui para fazerem a confirmação das matrículas de seus filhos. A procura está grande, mas não tivemos nenhuma dificuldade no atendimento", disse a diretora Laudiê Sousa Gomes. A escola, que atende a aproximadamente 300 alunos do ensino fundamental, está ofertando aproximadamente 50 vagas.
A mesma tranquilidade foi encontrada pelos pais de alunos que foram renovar a matrícula na Escola Estadual São José, no bairro Santo Antônio. Segundo a secretária da unidade de ensino, Cíntia Maria Santos de Azevedo, destacou que estão sendo ofertadas aproximadamente 68 vagas para o ensino fundamental.
Damiana Oliveira esteve lá pela manhã para matricular a sua filha. "Ela começou a estudar aqui no ano passado e neste ano vai continuar, porque essa escola é muito boa e perto da nossa casa. Não tive nenhum problema para fazer a matrícula, que aconteceu sem nenhuma dificuldade e sem filas", disse.
Calendário de matrículas
Para os alunos que estudaram em 2014 e desejam continuar na mesma unidade de ensino, as matrículas começaram nesta segunda-feira, 12, e termina na próxima sexta-feira, 16. A matrícula de egressos, destinada ao aluno que estudou em uma unidade de ensino da rede pública estadual e quer solicitar transferência para outra escola da rede, acontecerá no período de 19 a 23 de janeiro.
No que se refere à matrícula de candidatos à rede, destinada ao aluno que pretende ingressar na rede estadual de ensino, o período é de 26 a 30 de janeiro. As unidades de ensino que não têm acesso ao SIGA a matrícula será feita de forma tradicional.
Considerando a divergência de datas de encerramento do ano letivo de 2014 entre as unidades de ensino, algumas escolas terão datas de matrículas diferenciadas, portanto, é necessário que os interessados busquem informação na própria escola ou na Diretoria de Educação à qual a escola está vinculada para saber se está oferecendo a matrícula neste período.
Em reunião com a equipe de técnicos da Seed na manhã desta sexta-feira, 9, quando foi apresentada a Portaria das Matrículas, o secretário de Estado da Educação, professor Jorge Carvalho, afirmou que não há necessidade de correria na busca de vagas para a realização das matrículas, uma vez que existem vagas suficientes nas escolas da rede estadual para atender a demanda. A rede estadual é composta por 368 escolas que oferecem a educação básica.
Campanha
Para divulgar o período das matrículas, a Secretaria de Educação começa a veicular a partir deste domingo, 11, uma campanha publicitária com a participação dos alunos da rede estadual que se destacaram nas Olimpíadas do Conhecimento e em competições esportivas nacionais.
Participam da campanha Victor Santos, aluno do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, destaque nas Paralimpíadas Escolares 2013; Eguinaga de Santana, do Colégio Estadual Nelson Resende Albuquerque, situado em Gararu, classificada para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro; Breno Morais, da Escola Estadual Joaquim Vieira Sobral, medalhistas na modalidade ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros; e Léo Santos, do Colégio Estadual Francisco Rosa, aluno selecionado para a final da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade de São Carlos.
Documentação
Para realizar a matrícula o candidato deve estar munido da transferência/histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias; registro civil ou cédula de identidade, CPF, se tratando de matrícula no ensino médio; e fotografia 3X4 na quantidade definida pela escola. Pode fazer a matrícula o próprio aluno, caso seja de maior, ou seu responsável legal.
O ano letivo de 2015, independentemente do ano civil, terá obrigatoriamente, 200 dias letivos, com carga horária mínima anual de 800 horas de efetivo trabalho escolar.
Fonte: ASN