principal

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

IML registra cinco homicídios nas últimas 12h em Sergipe

Houve casos envolvendo arma de fogo e também acidente


Após o registro de mais de 10 corpos vítimas deassassinato nas últimas horas, o Instituto Médico Legal (IML) voltou a registrar um alto índice de violência. Do fim da tarde desta terça-feira, 24, até as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 25, foram sete vítimas. Do total, cinco tiveram envolvimento com arma de fogo. A causa do falecimento dos demais é um acidente de trânsito e uma morte a ser esclarecida.

Gilvan Pinto da Silva, 41, foi o corpo mais recente a ser resgatado pelo IML. O fato ocorreu no bairro Industrial por volta das 20h de ontem, 24.

Em Simão Dias, um senhor de 62 anos identificado como Jorge Ferreira Santos sofreu acidente de trânsito.

Na cidade de Aracaju, mais especificamente na avenida Deputado Silvio Teixeira, um corpo ainda não identificado foi resgatado pelo IML. A causa da morte ainda será esclarecida. Já em Nossa Senhora do Socorro, quatro homens foram alvejados por arma de fogo.

Jailton de Jesus Silva, 32, faleceu no Parque dos Faróis, e Marinho Freitas de Santos, 24, no conjunto Fernando Collor. Os demais, um deles sem identificação e o outro registrado como José Carlos Ferreira, 41, faleceram na Invasão das Mangabeiras.

Abertas as inscrições para processo seletivo do IFS

IFS está com inscrições abertas, até o dia 27 de março


O Instituto Federal de Sergipe (IFS) está com inscrições abertas, até o dia 27 de março, para o processo seletivo e do vestibular 2015.1. Estão disponíveis 710 vagas em cursos de graduação nos campi Aracaju, Lagarto, São Cristóvão e Estância, e 235 em cursos técnicos de nível médio subsequente para os três primeiros campi.

Até o dia 27 de fevereiro, das 8h às 11h e 14h às 17h, no campus em que o candidato irá pleitear uma vaga, pode ser solicitada a isenção da taxa de inscrição. O resultado dessa solicitação tem divulgação prevista para o dia 6 de março. A taxa de inscrição é de R$ 20 para os cursos técnicos e de R$ 30 para os cursos de nível superior.

Cursos

Entre os cursos técnicos de nível médio subsequente há opções em diversas áreas, como Alimentos, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Petróleo e Gás, Química, Rede de Computadores e Segurança no Trabalho, no Campus Aracaju; Edificações e Eletromecânica, no Campus Lagarto; e Agroindústria, Agropecuária e Suporte e Manutenção em Informática, no Campus São Cristóvão.

Já entre os cursos de graduação, estão sendo oferecidas vagas em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, licenciatura em Química, Gestão de Turismo e Saneamento Ambiental, no Campus Aracaju; Sistemas de Informação, Automação Industrial e licenciatura em Física, no Campus Lagarto; Alimentos e Agroecologia, no Campus São Cristóvão; e Engenharia Civil, no Campus Estância.

Provas

As provas do vestibular (graduação) serão realizadas no dia 19 de abril e do processo seletivo (cursos técnicos) no dia 26 do mesmo mês, às 9h, com duração de quatro horas. O candidato deve chegar ao local com uma hora de antecedência, portando carteira de identidade original ou documento original com foto e apresentar cartão de identificação. A lista de pré-classificados no vestibular deve ser divulgada no dia 22 de abril. O resultado final do vestibular está previsto para o dia 6 de maio e do processo seletivo para o dia 13 do mesmo mês.

Servidores de saúde não descartam greve em Itaporanga



Servidores do sistema público de saúde de Itaporanga se reuniram na tarde desta terça-feira, 24, para discutir as deficiências que têm atrapalhado os trabalhadores de atuarem na região. Dentre os problemas, estão a falta de reajuste salarial, o não cumprimento do plano de carreira e as más condições de trabalho. Médicos, enfermeiros e dentistas do município não descartam greve, caso a situação não seja alterada.

A assembleia extraordinária aconteceu na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese). A presidente do Seese, Shirley Marshal Díaz Morales, fala que, além dos inúmeros problemas em Itaporanga, não há diálogo com a prefeitura do município. Na reunião, ficou definido que vai ser feita nova tentativa de contato com a Prefeitura e que, se não obtiver retorno em dez dias, a categoria vai parar.

“Estamos tentando construir uma proposta, mas não recebemos retorno de que eles tenham recebido nossas solicitações. Isso é complicado para nós. Estamos unindo as forças das categorias, mostrando que os trabalhadores precisam ser ouvidos”, fala.

“Nós temos muitas dificuldades de negociação com a gestão de lá. Temos um plano de carreira estabelecido em lei e que não está sendo cumprido. Itaporanga é um dos poucos municípios que tem o plano de carreira, mas não é efetivado. E nós precisamos disso”, falou a presidente da Seese. Shirley explicitou ainda que não há reajuste salarial em Itaporanga. “De 2010 para cá, não temos tido o reajuste. Esse tempo todo com essa perda”, disse.

É a primeira vez que vai haver uma ação conjunta entre os médicos, dentistas e enfermeiros em prol de Itaporanga. Erick Mendes, representante do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), esteve presente na reunião e apoia a causa estabelecida. “Apesar de não se tratar de um município com população de grande porte, nem com serviços de saúde de média ou alta complexidade, Itaporanga precisa de condições mínimas de trabalho que vêm sendo repetidamente descumpridas”, falou.

Marcos Santana, do Sindicato dos Odontólogos de Sergipe (Sindiodonto), fala em “revolta grande” com a situação de Itaporanga. “Temos uma lei aprovada desde 2012 e a Prefeitura não a coloca em vigor. As pessoas estão em uma situação de total fragilidade perante os direitos”, falou o representante.

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itaporanga, mas foi informado que não será possível a obtenção de informações nesta terça-feira, 24, dado que já passou do horário de expediente dos funcionários e secretarias. A equipe de reportagem do Portal Infonet está à disposição através do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Internos fazem buracos na parede e dez fogem da Usip

A fuga aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18


Mais uma vez menores infratores fogem da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) em Sergipe. Na tarde desta quarta-feira, 18, internos fizeram buracos nas paredes do local para praticar a fuga. As informações do sindicato dos Agentes Socioeducativos são que dez adolescentes fugiram da unidade.


A ação dos adolescentes ocorreu por volta das 16h. De acordo com o assessor de comunicação do Sindicato, Valteno Marques, no momento da fuga haviam oito agentes de plantão e trinta e oito internos na unidade.



Os adolescentes utilizaram pedaços de pedra e ferro para fazer buracos na estrutura da Usip e conseguiram fugir. “Já tinham feito buracos lá antes e o conserto foi de péssima qualidade. Aí os adolescentes batem pedra, ferro e conseguiram refazer os buracos”, disse Valteno.


Valteno explicou ainda que o Sindicato está no aguardo pelo Termo de Ajustamento de Conduta para atuar com os internos. “Nós não fazemos mais intervenções, apenas contenções. Isso, depois da prisão dos agentes, que foram acusados de torturadores e espancadores. A gente não vai se comprometer por causa de entendimento jurídico. Queremos que o Ministério Público e a Fundação Renascer digam qual a nossa função na unidade”, explicou.


O Portal Infonet tentou contato com a Fundação Renascer, mas não obteve êxito.


Por Helena Sader e Raquel AlmeidaFonte: Portal Infonet

Jackson recebe Ministro das Cidades e reivindica mais casas populares para Sergipe


O governador do Estado, Jackson Barreto, se reuniu nesta quinta-feira, 12, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, equipe técnica do Ministério, secretários e gestores do Estado e prefeitos de 13 municípios sergipanos para tratar do andamento de obras, projetos e parcerias com o Ministério. Durante a reunião, realizada no Pálacio dos Despachos, o ministro Kassab apresentou sua equipe e os principais programas do Ministério nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade urbana. A visita do ministro a Sergipe faz parte dos encontros realizados por Kassab com governadores e prefeitos em todo o Brasil.


Para Jackson a iniciativa inédita do ministro representa um ato louvável de democracia. “É um fato novo e altamente democrático que merece aplausos, o próprio ministro vir ao estado com sua equipe e se colocar a disposição do estado, do governador e dos prefeitos. O governo federal acerta fazendo com que seus ministros desçam às bases, dialoguem com o povo e com os seus representantes. Isso que o Kassab está fazendo é admirável, porque o ministro veio de Brasília, trazendo toda sua equipe técnica, e sentou com o governador, prefeitos, secretários, associações para discutir os problemas de cada área e ver quais os projetos estão andando com mais facilidade e os que estão tendo maior dificuldade, mostrando as soluções e apresentando novas propostas".


O governador foi enfático ao afirmar que moradia para a população de baixa renda é prioridade junto ao Ministério das Cidades. “Nós temos um grande número de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o que precisamos com mais urgência, e o que é mais importante ser atendido, é a construção de casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida para as populações de baixa renda. Esse para nós tem que ser o foco e a preocupação tanto do Ministério, quanto do Governo do Estado”.


Para justificar seu pedido a representante do Governo do Estado em Brasília, Conceição Vieira, argumentou que os dados no estado comprovam que os programas de moradias rurais têm obtido bom desempenho em Sergipe, mas que os direcionados a habitação em meio urbano têm beneficiado pouco os cidadãos que ganham de 0 a 3 salários mínimos.


“Nossa prioridade é cuidar do povo, da nossa gente e do futuro das pessoas. Por isso vamos trabalhar para levar habitação também aos que mais necessitam no estado”, reforçou Jackson.


De acordo com Kassab, a intenção é sanar pendências. “Estamos correndo todo o Brasil, conversando com os governadores, com os prefeitos, dialogando, trazendo a nossa equipe in loco, para que a gente possa identificar problemas, identificar aperfeiçoamentos que sirvam de exemplo para outro contrato na sua elaboração e com isso ganha a qualidade da gestão pública. Nos temos um Ministério onde as obras estruturantes dos municípios e dos estados se realizam, no campo do trânsito, habitação, mobilidade, saneamento e desenvolvimento urbano. O objetivo com a nossa presença é integrar as equipes para eliminar os gargalos, as dificuldades e com isso poder integrar o mais rápido possível as obras para a comunidade. Até porque o nosso Ministério faz as obras para o cidadão, para a comunidade, para que ele possa morar melhor, ter água na sua casa, ter esgoto tratado, transporte público eficiente. Este é o nosso objetivo".


Prefeituras


Na reunião, os prefeitos expuseram algumas dificuldades dos municípios em relação ao andamento de obras financiadas pelo Ministério. “Temos programas de grande escala, de grande proporção. O Programa Minha Casa Minha Vida já contratou mais de R$ 3 milhões de unidades de moradia. No programa de mobilidade, o PAC Mobilidade, apenas no último pacote foram contratados R$ 50 bilhões em obras. Em saneamento também são milhões em investimento, portanto é compreensivo que existam as vezes alguma dificuldade ou a necessidade de aperfeiçoamento na gestão dos programas, e essa é a razão de nossa visita”, esclareceu o ministro.


Kassab, que ouviu atentamente as observações dos prefeitos sergipanos em relação a alguns aspectos de alguns programas, lembrou que a visita que faz a Sergipe não é apenas uma visita de cortesia, mas principalmente uma visita de trabalho para analisar as obras em andamento que são fruto de parceria do nosso Ministério com o Governo do Estado e com as prefeituras. “Estamos analisando os projetos que estão sendo desenvolvidos e obviamente queremos definir novas parcerias, examinar as demandas do estado para que estas demandas possam ser atendidas e possamos construir um plano de trabalho, um plano diretor para os próximos quatro anos. Temos aqui em Sergipe uma carteira grande de ações, que estão sendo realizadas no campo de saneamento, mobilidade, habitação, seja junto ao governo do estado ou a diversos municípios. O que vamos fazer é procurar encontrar uma definição no sentido de trazer mais celeridade nas obras que estão sendo executadas, além de projetar e criar perspectiva de novas parcerias para um futuro próximo”.


O Ministro se faz acompanhar pelo Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes; pelo Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira; pelo Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Habitação, Tarcísio Cunha; pelo Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luiz Ramos; pelo Chefe de Gabinete do Ministério, Arley Ayres e pelos assessores Alfonso Orlandi Neto (Assessor da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental) e Flávio Mello (Assessor de Comunicação).


O governador lembrou que Kassab é o nono ministro com quem dialoga. “Passei terça (10) e quarta-feira (11) em Brasília, tive audiência com oito ministros, estive em oito Ministérios tratando de problemas da população de Sergipe, como a questão de abastecimento de água, a presença maior do governo por causa da seca do Sertão, mas, ao mesmo tempo, buscando resolver outros problemas, como de habitação, saúde e educação. E ao chegarmos a Aracaju, recebemos hoje o nono ministro em uma semana, o ministro das Cidades. Um Ministério que cuida do problema da moradia, tanto na área urbana, quanto na área rural, que cuida do abastecimento de água, do saneamento básico, da mobilidade urbana, facilitando a construção de corredores para o transporte público para facilitar a vida das pessoas, ou seja, um Ministério que cuida das pessoas, da nossa gente e do futuro do nosso povo”.


O prefeito de Nossa Senhora de Socorro, Fábio Henrique agradeceu a iniciativa do ministro de vir a Sergipe ouvir os prefeitos e apresentou as dificuldades dos municípios. “ Precisamos entender melhor como funciona a liberação dos recursos para obras vindas de emendas parlamentares. Acho que tem que ter mais clareza”, disse o gestor. Kassab se comprometeu em levar essa e outras reivindicações dos prefeitos ao governo federal.


Minha Casa Minha Vida III


Durante a visita, o ministro Kassab anunciou que em breve a presidente Dilma Rouseff anunciará a terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida, que já contratou mais de 3 milhões de unidades de moradia no país, e alertou os prefeitos para se dedicarem na elaboração de bons projetos para que Sergipe seja contemplado com mais habitações.


“A presidente deve anunciar ao longo do mês de abril a terceira fase do Minha Casa Minha Vida. Então os municípios terão três meses, abril, maio e junho, para cadastrarem seus projetos. É fundamental que os projetos sejam apresentados em tempo hábil e sejam bons projetos, para que os municípios sejam contemplado”, explicou o ministro.


Ações do ministério em parceria com o Governo do Estado


O Ministério das Cidades é destacado parceiro e financiador do Governo do Estado de Sergipe na implementação de programas habitacionais, de saneamento e de mobilidade urbana. O suporte do Ministério das Cidades tem sido decisivo para que o Governo do Estado realize as intervenções que ampliarão a cobertura de esgoto na Grande Aracaju de 32 para mais de 90%. Na área de saneamento, o Governo Federal investiu R$ 1,03 bilhão para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, estudos e projetos, manejo de águas pluviais e saneamento integrado.


Em Sergipe, o programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) investiu R$ 2,7 bilhões para a contratação de 52.082 unidades habitacionais e entrega de 21.845 moradias. Em Aracaju o investimento foi de R$ 1 bilhão, com 15.048 unidades habitacionais contratadas e 5.758 entregues. No país, o programa contratou mais de 3,7 milhões de moradias e entregou 2.025.829 unidades com investimento de R$ 244,2 bilhões.


Sergipe recebeu R$247 milhões para investimento em obras de Mobilidade Urbana. Desse total, R$ 202 milhões são PAC Médias Cidades. R$ 45,52 milhões serão recursos investidos em Pavimentação e Qualificação de Vias. Esses recursos beneficiarão o município de Nossa Senhora do Socorro e a capital.


No último dia 22 de outubro, o Ministério e Governo de Sergipe celebraram importantes contratos nas áreas de habitação e saneamento. Em Tobias Barreto, serão construídas 610 casas pelo PMCMV – recursos FAR – Fundo de Arrendamento Residencial, com investimento total de R$ 43.352.118,30, sendo contrapartida estadual de R$ 8,5 milhões (infraestrutura).


Em Lagarto, foi assinada Ordem de Serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água da adutora Piauitinga. O investimento é de R$ 83.514.821,00. A ampliação será realizada com recursos do Ministério das Cidades e beneficiará 193.637 habitantes. A obra abrange também Salgado, Simão dias e parte de Riachão do Dantas. Em Estância, foi celebrada OS no âmbito do PMCMV para construção de 458 casas, com investimento de R$ 29.387.752,52 (R$ 3.281.752,52 são recursos estaduais - infraestrutura). Em Aracaju, foi celebrado contrato de saneamento para ampliação do sistema de esgotamento sanitário da capital subsistemas Jabotiana e Norte. A intervenção corresponde a um investimento da ordem de R$ 73.351.762,78. Projeto em aprovação pela Caixa.


“Colocamos em pauta a discussão dos projetos em andamento do Ministério das Cidades, e são muito os projetos, tanto na área de mobilidade urbana, com a construção de corredores de transporte, a exemplo o corredor que sai da área do Marcos Freire até o Porto D’antas e vai facilitar a mobilidade, o que vai nascer ali na altura do viaduto do Dentran em direção ao Orlando Dantas; obras de saneamento básico, como os recursos que foram alocados e já assinados, como os contratos para os municípios de Itabaiana e Lagarto. Cerca de R$ 130 milhões estão sendo investidos nessa área, e ainda há outras obras mais. O Ministério das Cidades têm uma presença muito forte e nos estamos em busca de mais recursos e liberação dos recursos desses projetos para que essas obras possam andar com mais rapidez e para que a gente possa oferecer melhor qualidade de vida a nossa gente. Em todos os municípios há investimentos, por exemplo, vejam o que foi feito no município de Nossa Senhora do Socorro, e hoje Aracaju é um modelo para o Brasil em saneamento, pois vamos chegar a mais 92% da cidade com sistema de esgoto sanitário, o que é um privilégio para nossa capital e são recursos do governo, via Ministério das Cidades”, enfatizou o governador.


Presenças


Acompanharam a solenidade o vice-governador Belivaldo Chagas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Ulisses Andrade, o deputado federal Fábio Mitidieri, os deputados estaduais Jefferson Andrade, Luis Mitidieri, Garibalde Mendonça; secretários de Estado, prefeitos e lideranças.

Estudantes que passaram 12h no mar mantiveram a calma

Médicos observaram que eles estavam exauridos


Os estudantes Bruno Mathias de Carvalho, Ruy Farias e Nathan Cunha de Jesus, que ficaram à deriva por um período de praticamente 12 horas em alto mar, chegaram cansados, roucos e com o corpo marcado por hematomas e escoriações, mas em boas condições de saúde. A informação vem do médico Levy Gama, que estava entre os quatro profissionais de saúde que prestaram os primeiros atendimentos ao grupo que, na tarde da quarta-feira, 18, se perdeu em alto mar ocupando um caiaque.

Embora com capacidade para apenas duas pessoas, os três ocupavam a mesma embarcação e foram empurrados para o alto mar pela maré vazante, por volta das 17h30 da quarta-feira, 18, segundo informações do major Hector Monteiro, comandante do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Da mesma forma que foram lançados para o alto mar, os estudantes foram devolvidos ao leito do rio Vaza Barris e, desta vez, pelos efeitos da maré de enchente, conforme explicações do major Hector.


“Foi muita sorte”, observou o major. Apesar de ter alcançado o leito do rio por volta das 3h da madrugada, os estudantes só foram efetivamente resgatados pela equipe dos bombeiros militares por volta das 5h30 desta quinta-feira, 19, e foram acolhidos pelos familiares e amigos. No grupo, quatro médicos fizeram avaliação do estado de saúde e constataram que eles não estavam desidratados nem doentes, segundo informações do médico Livy Gama.


Não houve necessidade de encaminhá-los a uma unidade de saúde. Da rampa existente nas proximidades da ponte Joel Silveira, os estudantes foram encaminhados para as respectivas residências e evitaram falar sobre o episódio.


O resgate


As buscas oficiais foram iniciadas ainda no final da tarde, por volta das 17h30 quando os amigos perceberam que os três estudantes estavam demorando a retornar do passeio de caiaque. “Eles viam toda a movimentação, viam as embarcações ao redor, gritaram muito pedindo socorro, mas não eram vistos”, conta o médico Levy Gama.


Para realizar o resgate, o Corpo de Bombeiros mobilizou a guarnição de mergulho e a equipe de guarda-vida composta por 15 bombeiros militares, usando dois Jet Skis, uma lancha e duas camionetas, que deram o suporte por terra. Por volta das 2h30 da madrugada desta quinta-feira, 19, as buscas foram suspensas e retomadas às 4h.


Às 5h30, aproximadamente, o sargento Anderson Lopes os avistou e constatou que todos estavam com vida nas proximidades da Fazenda Barra, já no povoado Caueira, em Itaporanga D´Ajuda. O comportamento dos estudantes durante o período que eles estiveram perdidos em alto mar foi aplaudido pela equipe médica que os atendeu e também pelos bombeiros militares: durante todo o tempo, eles mantiveram a calma e usaram os equipamentos de proteção individual. Mas cometeram um erro: a superlotação. Estavam três numa embarcação apropriada para duas pessoas.


Por Cássia Santana

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Jackson Barreto é recebido por oito ministros e garante conquistas para Sergipe

Novo aeroporto de Aracaju,Canal de Xingó, adutoras, hospitais , Carnalita e rodovias estão entre as prioridades do governo


O governador Jackson Barreto passou o inicio da semana buscando investimentos e recursos para obras estruturantes em Sergipe. Em Brasília, Jackson reuniu-se com oito ministros e secretários de Estado para discutir o andamento de obras como a rodovia Santa Luzia- Castro, terminal pesqueiro e Centros de Iniciação ao Esporte. Com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, Jackson assegurou a instalação de Acelerador Linear para a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Com o novo aparelho, a unidade poderá duplicar a capacidade de atendimento radioterápico.


O ministro Chioro também sinalizou positivamente para a qualificação de 16 Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 43 Unidades de Suporte Básico (USBs) do Samu. Com a alteração requerida, os repasses ao Estado terão incremento superior a R$ 500 mil mensais para o Fundo Estadual de Saúde.


Outro destaque foi a renovação da qualificação da Central de Regulação Samu 192. Com ela, Sergipe permanecerá recebendo cerca de R$ 62 mil por mês. Também consta da lista das prioridades do ministro o aporte de custeio de R$ 5 milhões mensais para os hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana.


Adutoras


Já com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, Jackson Barreto conseguiu a liberação de recursos para ampliação e duplicação de três adutoras em Sergipe, integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Seca. Na mesma audiência, Occhi prometeu agilizar verbas para combater os efeitos da estiagem.


As parcelas do PAC Seca que serão liberadas referem-se às faturas de dezembro último. Serão atendidas as obras das adutoras do Alto Sertão (Ribeirópolis, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo e Nossa Senhora da Glória) e Sertaneja (Aquidabã e Canhoba), além do sistema de abastecimento de água de Umbaúba, Tomar do Geru e Itabaianinha. Jackson destacou a importância das obras para o sistema hídrico do estado. “As obras estão melhorando a autoestima da região. Em algumas regiões, faltava água há mais de vinte anos”, relatou.


Estiagem


O governador discutiu também as medidas de combate aos efeitos da seca nos municípios em situação de emergência. Occhi assegurou a liberação de R$ 10,2 milhões para aplicar em ações que amenizem os efeitos da seca. Já decretaram situação de emergência os municípios de Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde, Frei Paulo, Canindé e Gararu. Outros cinco estão em processo de decretação: Porto da Folha, Carira, Nossa Senhora Aparecida, Itabi e São Miguel do Aleixo.


Aeroporto


A ampliação do aeroporto Santa Maria, a implantação do canal Xingó e o projeto Carnalita foram temas da audiência entre Jackson e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Depois de informar que as obras de modernização do Aeroporto Santa Maria, na capital, incluindo a nova pista e o pátio de aeronaves, estão em fase adiantada, Jackson Barreto cobrou a inclusão da construção do terminal de passageiros no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro, ao explicar as dificuldades atuais de liberação de recursos pela União, sugeriu que o novo terminal seja construído em regime de concessão. 


Entre os projetos estruturantes mais impactantes para o Estado, o Canal de Xingó também mereceu destaque na pauta. No mesmo estilo, Mercadante telefonou para o ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, inquirindo-o sobre a obra. “O ministro informou que o projeto Xingó está avançando bem”, relatou, imediatamente, o chefe da Casa Civil. Destaque da agenda do governador com a presidenta Dilma Rousseff, o projeto do canal está em fase final de elaboração pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).


Nesta quarta-feira, 11, Jackson foi recebido pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha. Na ocasião, ele assegurou ao governador empenho pessoal para garantir a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Aracaju. Com as obras do entorno do aeroporto em fase de conclusão (com recursos próprios do Estado) e a ampliação da pista de pouso e decolagem, prevista para este ano, restará a obra do novo terminal para que o aeroporto seja completamente modernizado. O principal pleito do Governo de Sergipe é que o terminal, orçado em R$ 341 milhões, seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento 3 (PAC 3), assegurando celeridade do início das obras.


Durante a audiência, o governador foi informado pela assessoria técnica do ministro de detalhe relevante das obras de modernização do Aeroporto Santa Maria. Revestimento especial aplicado sobre a pista garantirá a Aracaju a mais moderna pista dos aeroportos brasileiros, com "padrão das melhores do mundo".


Carnalita


Essencial para suprir parte do déficit em fertilizantes consumidos pelo Brasil, a extração de carnalita pela Vale do Rio Doce mantém-se no topo das prioridades do Governo do Estado. Do ministro, o governador cobrou a manutenção do Projeto Carnalita informando que não há mais conflitos entre os municípios de Capela e Japaratuba sobre a localização da usina.


Mercadante, então, telefonou para Murilo Ferreira, presidente da Vale. O executivo informou que, ainda em março, deverá ir pessoalmente a Sergipe. O Projeto Carnalita, de cujo minério extrai-se o potássio, essencial para agricultura, prevê geração de 1.000 empregos diretos e 2.750 indiretos na fase de operação. Nas duas fases de implantação, a obra deverá despender R$ 4 bilhões.


Turismo


Entre as demandas levadas para Brasília, Jackson apresentou ao secretário-executivo do ministério do Turismo, Alberto Alves, a urgência da liberação dos recursos para a conclusão da estrada que liga Santa Luzia do Itanhy à praia do Crasto, no sul do estado. O governador informou que 65% das obras já estão concluídas e que é urgente completar a estrada antes do início das chuvas, previstas para março. A obra é essencial para a região que concentra a maior população do Sul sergipano.


Esporte


O incentivo ao esporte também foi discutido na capital federal. Em reunião com o ministro do Esporte, George Hilton, Jackson garantiu apoio para transformar o Estádio Adolfo Rollemberg, no Conjunto Agamenon Magalhães, em Aracaju, num Centro de Treinamento Esportivo.


Muito elogiado pelo ministro e sua assessoria, o Governo de Sergipe é considerado modelo para a pasta do Esporte. Como prova, o ministro anunciou que Aracaju, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão serão contemplados com Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), projeto do Ministério do Esporte.


O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.


Pesca


Já o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, assegurou vir pessoalmente ao Estado para assinar o convênio para construção do Terminal Pesqueiro de Aracaju. Com o apoio do ministério, o governador garantiu buscar o apoio da prefeitura da capital. 


Educação


Com o ministro da Educação, Jackson falou sobre a modernização do sistema educacional de Sergipe. O ministro Cid Gomes colocou-se a disposição e prometeu agilizar a federalização do Hospital Regional de Lagarto e a implantação do Campus do Sertão, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


Em longa reunião, o secretário de Educação, Jorge Carvalho, expôs ao ministro o interesse de trazer a Sergipe parte do modelo educacional bem sucedido do Ceará, governado pelo então governador Cid Gomes. Disposto a "avançar na educação", o governador destacou que o Ceará conseguiu elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) durante a gestão de Gomes.


O ministro, há pouco mais de um mês no cargo, estimulou o secretário de Educação a procurar a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como forma de estreitar a relação do Estado com o MEC. Gomes disse que estuda formas de agilizar o repasse de recursos do ministério para os estados, como a realocação de verbas e a agilização de financiamentos - para reforma de escolas, por exemplo.


Agricultura


O governador Jackson Barreto obteve do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, o aval de sua pasta à liberação de recursos destinados à federalização da área de irrigação Jacarecica II. Na audiência, nesta quarta, 11, em Brasília, ficou acertado que o desembolso agora dependerá apenas da área econômica do governo.


No total, serão R$ 3,1 milhões destinados ao projeto que beneficiará 250 famílias de trabalhadores rurais sem terra. Localizado entre os municípios de Malhador, Areia Branca e Riachuelo, o projeto foi criado pelo governo de Sergipe para estimular a produção agrícola na região.


A verba federal servirá também para indenizar benfeitorias erguidas de boa fé em 11 lotes inseridos neste perímetro, atualmente em domínio de terceiros. O assentamento, que passará a ser gerido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ocupa área de 840 hectares.


O valor que será desembolsado é referente às parcelas de dezembro de 2014 e março de 2015. José Sobral, secretário de Saúde, e Conceição Vieira, representante de Sergipe em Brasília, assessoraram o governador.


Fonte: Agencia

Conjunto Augusto Franco recebe trabalho preventivo da PMA

O trabalho preventivo de combate a alagamentos, executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), chega diariamente a todas as regiões da capital. Com ações que inclui mapeamento de áreas de risco, identificação dos locais com histórico de não comportar as águas pluviais e realizando a manutenção das galerias subterrâneas e dos canais de micro e macrodrenagem, cerca de 15 equipes são distribuídas pelos bairros atendendo as demandas da população.
Foto: Pedro Leite

Nesta quinta-feira, 12, as equipes da Emurb seguiram com o trabalho preventivo das galerias

pluviais do Conjunto Augusto Franco, zona sul da capital. Foram disponibilizados diversos profissionais, equipamentos e máquinas para concluir a manutenção das galerias pluviais com brevidade, evitando transtornos a população da região.


Acúmulo de lixo

Embora fatores como a chuva interfiram na configuração do sistema de drenagem da capital, em Aracaju o principal fator de acúmulo de águas nas vias é ainda o lixo jogado indevidamente nas ruas. Mesmo com o trabalho preventivo realizado pelo município, o lixo lançado nas ruas escorre para as bocas de lobo, comprometendo a vazão das águas e, nos casos mais graves, interrompendo totalmente o fluxo nos tubos do sistema.


Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônicocomunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).]



Fonte: PMA

Chacina: família quer explicação para os assassinatos

Corpos ainda não foram liberados e três estão identificados


Os familiares dos jovens que foram vítimas de uma chacina na Baixa da Cachorrinha na tarde da quarta-feira, 11, começam a chegar ao Instituto Médico Legal (IML). Os corpos ainda não foram liberados e um deles ainda falta ser identificado oficialmente.


Foto: Infonet
As respectivas famílias continuam em estado de choque, não sabem explicar os motivos de tanta violência e clamam por justiça. “Não sabemos nada. Eles estavam na porta da casa de Nelson [a vítima que morreu a caminho do Huse] e os homens já chegaram atirando”, resumiu uma jovem, que prefere não ser identificada, esposa de uma das vítimas. Ela estava no local e viu os atiradores fugirem em um Gol de cor branca. “Na agonia, nem deu para ver a placa”, observou.


Foram identificados oficialmente Willian Torres Santos, 22, José Washington da Conceição Santos, 18 [um dos tios revela que o nome dele é Wellington Conceição] e Leonardo Oliveira dos Santos, 18. O corpo da quarta vítima [que seria o Nelson, dono da casa onde aconteceu o crime] chegou ao IML 1h45 da madrugada desta quinta-feira, 12.


O crime será investigado pela equipe do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, tendo à frente o delegado André Gouveia. O delegado esteve no local onde aconteceu o crime e não antecipou conceitos devido à complexidade do caso.


Por Cássia Santana


Fonte: Infonet

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cesta básica em Aracaju continua com o menor preço, na capital sergipana, em janeiro deste ano, foi R$ 264,87



Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Nacional da Cesta Básica, realizada pelo DIEESE, apontou que o valor da cesta básica registrado na capital sergipana, em janeiro deste ano, foi R$ 264,87, sendo o menor valor registrado no país, seguido por Natal (R$ 277,56) e João Pessoa (R$ 278,73). O maior valor da cesta básica foi registrado em São Paulo (R$ 371,22), seguido por Porto Alegre (R$ 361,11) e Florianópolis (R$ 360,64).

Na mesma pesquisa, já divulgada pelo Portal Infonet, o Dieese aponta que o conjunto dos gêneros alimentícios registrou alta em 17 das 18 capitais onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realiza a pesquisa da cesta básica de alimentos. As maiores elevações foram apuradas em Salvador (11,71%), Aracaju (7,79%), Goiânia (7,48%) e Brasília (7,26%). Manaus foi a única cidade onde foi observada retração (-0,89%).

Desempenho dos preços dos produtos

Na variação mensal, o açúcar, a carne e o feijão foram os produtos que mais se destacaram no aumento dos preços, elevando-se em 29,3%, 17,6% e 12,8%, respectivamente, em Aracaju. Já a queda nos preços foi verificada na farinha (8,7%), no café (8%) e no tomate (2,8%).

Fonte: Unicom/Fies

Armarinhos registram queda nas vendas para o Carnaval

Crise do Estado e dos municípios pode ser o motivo da baixa


Os armarinhos localizados no Centro da capital sergipana registram queda nas vendas para o Carnaval. Faltando uma semana para os festejos, o movimento de consumidores ainda está abaixo do esperado, segundo contam os comerciantes. Eles lamentam a situação e comentam que a crise pela qual o estado e os municípios passam, além da alta dos custos com os produtos, são os motivos prováveis.

“Ano passado, nessa mesma época, havia um fluxo maior de pessoas. Mas em 2015 reduzimos o estoque”, afirma o gerente Aldo Silva. Ele acrescenta que os consumidores estão em busca de produtos mais baratos, só para não deixar a data passar em branco.

Apesar do momento de crise, alguns lojistas estão esperançosos com relação ao aumento das vendas nos dias mais próximos do Carnaval. Esse é o caso do gerente Jorge Diniz. Ele conta que o armarinho onde trabalha investiu muito na compra de produtos como serpentina, espuma, confete e máscaras. “Temos que acelerar as vendas. Carnaval é tradição e essa chama não pode se apagar”, ressalta.

Em outro estabelecimento, não houve maior investimento na ampliação do estoque. Sobre a procura pelos adereços da folia de momo, a gerente Denise Rezende conta que os clientes estão começando a aparecer a partir desta semana. “O povo geralmente deixa para última hora, mas a expectativa é que não haja muito crescimento”, finaliza.

Crime contra advogado: OAB pede celeridade à SSP/SE



O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Carlos Augusto Monteiro Nascimento e o diretor tesoureiro, Flávio Menezes, cobraram na manhã desta terça-feira, 10, ao secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, ao delegado geral Éverton Santos e ao comandante da Polícia Militar de Sergipe, Maurício Iunes, celeridade nas investigações que apuram o crime contra o advogado Sérgio Aragão, na noite da segunda-feira, 9. A preocupação maior da Ordem é saber se há algum relacionamento com o exercício da profissão.

“Não obstante a polícia civil e militar prestarem imediato socorro e assistência a Sérgio Aragão, a Ordem vem solicitar ao secretário Mendonça Prado, rigorosas e urgentes providências para a apuração dos fatos e os responsáveis, objetivando saber qual a motivação desse episódio e sobretudo, verificar se há relacionamento direto com o exercício da profissão, em sendo assim, a Ordem ficará atuante e diuturnamente acompanhando a apuração”, destaca Carlos Augusto Monteiro.

Ele explicou que após ter sido baleado por dois indivíduos que o perseguiram em uma motoneta Shineray no semáforo da av. Barão de maruim com a rua Vila Cristina, o advogado esteve todo o tempo consciente até a chegada por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Quando chegamos ao local, estávamos mais preocupados em buscar a pronta recuperação de Sérgio, que a todo instante ele permaneceu consciente, lúcido e falando muito bem sobre o episódio”, diz acrescentando que Sérgio Aragão não atua na área criminal, mas na área previdenciária. “E é um advogado que atua de forma muito ética e muito séria e com certeza nada tem a ver com o exercício irregular ou ilegal da profissão”, garante.

Trajeto


Carlos Augusto informou que estavam em uma reunião na antiga sede da Ordem próximo à Praça Camerino e voltaram no carro da OAB na Praça do Mini-golf para buscar os carros particulares.

“Dai Sérgio esqueceu um documento na antiga sede, retornou pelo mesmo trajeto seguindo a rua Vila Cristina e foi abordado no sinal da Av. Barão de Maruim, por dois indivíduos em uma shineray. Segundo ele, esses dois indivíduos o perseguiram da praça do mini-golf onde pegamos nossos carros e cada foi pra suas casas. Parou o sinal, ele disse que sentiu uma batida no vidro e logo em seguida o tiro. Só deu tempo de tentar uma reação imediata de se abaixar e a bala acabou atravessando a janela do carona, passou pela cabeça de Sérgio e atravessou na janela do motorista. A polícia vai verificar as imagens da calçada do Banese através do Ciosp e poderá verificar conjuntamente com as informações passados pelo próprio Sérgio, se foi tentativa de assalto ou crime de mando”, enfatiza.

Bala

O presidente da OAB/SE destacou ainda que num primeiro momento, imaginou-se que o projétil teria transfixado a cabeça do advogado. “Imaginávamos naquele primeiro momento que teria atravessado a cabeça de Sérgio, mas o corpo clínico do hospital disse que apenas passou entre o couro e o osso”, afirma completando que, quando percebeu o tiro, ainda deu tempo de o advogado acionar o telefone e ligar para um dos diretores que acionou os demais colegas.

Providências

O secretário Mendonça Prado garantiu agilidade na apuração do crime. “Nós estamos disponibilizando todos os meios, todos os recursos humanos necessários para elucidar com a maior celeridade esse crime. Determinamos rigor na apuração para que possamos chegar a elucidação e consequentemente a identificação e prisão dos autores. ”, promete.

O delegado geral Evérton dos Santos, afirmou que já ter conseguido as imagens que serão repassadas para a sociedade. “Isso para que todos se engajem e caso sejam reconhecidos que informem ao disque denúncia para que a gente possa elucidar esse delito. A partir da divulgação é que vamos identificá-los e saber a motivação do crime”, ressalta.

Éverton Santos disse ainda que não dá para perceber se são maiores ou menores.

“O que se percebe é que eles chegam do lado do passageiro como se soubessem a pessoa que está no carro, numa Shineray e após o disparo saem em fuga. Um desembarca, atira e os dois saem em fuga. Nós estamos empenhados em elucidar o crime. Nós estamos empenhados em elucidar o crime. O delegado da Homicídios nesta manhã está atrás dom itinerário bem como a parte todinha da Orla, da SMTT para que a gente possa ter as imagens em vários pontos e comprove que o advogado foi seguido desde a OAB”, ressalta.

A secretária executiva da SSP, Rosenice Figueredo também lamentou o episódio. “Sérgio não tem nenhum episódio de violência envolvendo a pessoa dele. Foi uma surpresa pra todos nós, porque ele é uma pessoa muito querida. Ontem à noite mesmo quando eu soube, estive no hospital, conversei com a esposa dele, ele estava bem, na UTI. A nossa preocupação é justamente porque ele é um advogado que atua na área previdenciária, não tem nenhuma atuação na área criminal e é uma pessoa muito tranquila, estamos todos consternados com o que aconteceu”, lamenta.

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a delegada Juliana Alcoforado é a responsável pelas investigações que apuram o fato com o apoio do diretor do DHPP, delegado Alessandro Vieira.

Por Aldaci de Souza

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Proinveste- Jackson entrega Orla do São Braz

Neste domingo, dia 08, o governador Jackson Barreto entrega a orla do São Braz. Localizada às margens do Rio do Sal, em Nossa Senhora de Socorro, a orla é a primeira obra do Proinveste a ser inaugurada oficialmente. Um investimento de R$ 1.316.503,63.

O novo espaço de lazer oferece conforto aos moradores e estimula o comércio local, melhorando a qualidade de vida de moradores do local e do complexo Taiçoca. Os serviços realizados foram implantação de quiosques de madeira, calçamento em paralelepípedo na Rua 1, juntamente com o esgotamento sanitário, construção de calçadão e recapeamento asfáltico da Rua 2, além de toda a instalação elétrica.

Proinveste em Socorro

O Proinveste prevê mais de 30 obras estruturantes que beneficiarão diretamente todos os municípios sergipanos nas áreas de saúde, educação, logística, infraestrutura produtiva, habitação, saneamento ambiental, urbanismo e mobilidade urbana.

Em Socorro, os recursos do Proinveste estão, além da urbanização da Orlinha do Povoado São Braz (R$ 1.352.295,17 ), na pavimentação asfáltica de ruas do Conjunto Marcos Freire III (R$ 2.533.251,39), construção da Escola Ministro Armando Rollemberg, no Conjunto Jardim (R$ 7.139.736,54), construção de Galpões Industriais (R$ 2.789.295,46) e a construção de Centro Profissionalizante orçada em R$ 9.885.595,10. Com capacidade para 504 alunos, o Centro oferecerá cursos na área de automação industrial.

Mais investimentos

A gestão estadual investe no desenvolvimento de Nossa Senhora de Socorro. Foram investidos mais de R$ 127 milhões em saúde, infraestrutura, segurança, pavimentação e educação. O investimento no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro - R$ 3.981.426,97, por exemplo. 


Serviço:

O quê- Inauguração da revitalização e urbanização da Orlinha do São Braz
Quando- Neste domingo, dia 08, às 11 horas
Onde- Povoado São Braz, Nossa Senhora do Socorro

CRM divulga relatório sobre Huse e hospitais regionais


Representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM/SE) reuniram a imprensa na manhã desta sexta-feira, 6 para denunciar os velhos problemas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a exemplo da superlotação e a falta de condições de trabalho nos hospitais regionais em Sergipe. Após fiscalização foi elaborado um relatório que será entregue na próxima segunda-feira, 9, ao Governo do Estado; Ministérios Públicos Federal e Estadual; Ministério Público do Trabalho e Controladoria Geral da União.

De acordo com a presidente do CRM/SE, Rosa Amélia Dantas, a situação do Huse é caótica. “Ela exige uma total revisão do modelo de gerenciamento que é quem vai conseguir coibir algumas situações. Tem condições ali que nem médicos, nem o pessoal de Enfermagem tem condições de atuar. Precisa de políticas de comunicação, fazer com que as pessoas passem por hospitais regionais, instrumentalizar de tudo que é necessário para que a população tenha confiança neles. Porque também não adianta dizer: vamos todos para os hospitais regionais se lá a população não confia. Isso existe todo um trabalho gerencial dentro da saúde pública em todos os níveis, inclusive na questão da comunicação”, entende.

Ainda sobre o Huse, a presidente do CRM/SE destacou ser evidente a falta de condições de trabalho. “Na Ala Azul, que eu insisto em chamar de Zona Azul não sei porque, a pessoa entra e o número de pacientes é tão grande que o médico não consegue chegar no paciente. As macas estão dispostas de uma forma que se um passar mal, ou vai ter que se fazer que nem o rio Vermelho e abrir para que as pessoas passem, ou o paciente vai ficar desassistido pelo número de macas umas juntas das outras”, lamenta Rosa Amélia acrescentando a falta da continuidade de medicações.

“Nem são medicações de última geração e não são caras, ou seja, medicações básicas para um hospital”, completa.

Regionais

Indagada porque alguns médicos não querem trabalhar em hospitais do interior, Rosa Amélia foi enfática:

“Isso só acontece porque falta uma política de recursos humanos que fixe e dê garantias ao profissional e falta política estrutural através de um contrato de trabalho. Precisa ter segurança. Ontem, um médico ligou para um conselheiro para dizer que não vai ficar no hospital regional aonde trabalha porque foi ameaçado de morte por um usuário. As pessoas ficam amedrontadas. Além do mais às vezes você está numa unidade que não tem condições de trabalho, chega uma pessoa e morre na mão do médico, então ele vai responder no Conselho de Ética. Nós não estamos mais no Século XV, mas no século XXI e exige que as condições de trabalho sejam proporcionais, ou seja, que tenhamos pelo menos de condições básicas para desenvolver nossas atividades”, ressalta.

Irregularidades

O conselheiro Hyder Aragão afirmou ser preciso quebrar a ideia de que o problema é só no Hospital de Urgência de Sergipe. “Constatamos várias irregularidades e a principal é a sub-utilização da rede de hospitais no interior. Por que a superlotação do Huse, se ao mesmo tempo temos imensos espaços vazios no interior? essa é a grande irregularidade”, acredita.

Ele ressaltou também que a situação do Huse de falta de higiene, de risco de queda, de risco profissional, pode ser resolvida com a divisão dos pacientes entre as cidades e as regiões entre as quais eles pertencem. “E não é correto dizer que está faltando médicos. Os médicos existem, estão ai pra trabalhar, mas não vão trabalhar numa estrutura capenga, sem a menor condição de trabalho”, finaliza.

Fundação

Em nota, a Fundação Hospitalar de Saúde inforrmou: "Os hospitais regionais cumprem seu papel. No entanto, acredita que alguns serviços podem ser otimizados. Por isso, junto ao secretário de Estado da Saúde, José Sobral, a direção da FHS tem feito diversas visitas às unidades.

No Hospital Regional de Lagarto, foram realizados, em 2014, pouco mais de 110 mil procedimentos de urgência e emergência. Quanto às transferências, a unidade teve taxa média mensal em torno de 0,7%, menor, portanto, que a de 2013, que foi de 0,9%.

Em 2014, o Hospital Regional de Itabaiana registrou 109.713 atendimentos. Número superior, comparado ao ano anterior em aproximadamente 25%, quando foram atendidos 87.273 pacientes. Mesmo aumentando o número de atendimentos, a taxa de transferência caiu de 0,85% para 0,33% no ano passado.

Em relação ao Hospital Regional de Estância, foram realizados, em 2014, quase 52 mil atendimentos e apenas 1.080 transferências. O número de cirurgias totalizou 480, considerando que o serviço de cirurgias ortopédicas será retomado, bem como implantados leitos psiquiátricos. A unidade realizou, em 2014, 132 mil procedimentos".


Por Aldaci de Souza

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sergipe tem novo reservatório de petróleo identificado pela Petrobras

O poço 3-SES-186 está localizado a 103 km da cidade de Aracaju e a 10 km do poço descobridor, em profundidade de água de 2.467 metros


Uma boa notícia para Sergipe foi divulgada nesta segunda-feira, 02. A perfuração do terceiro poço de extensão na área de Farfan, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe, confirmou a extensão da descoberta de óleo leve, de alta qualidade e gás, comunicada em agosto de 2013. A Petrobras noticiou ainda que a perfuração constatou também a presença de um novo reservatório no litoral sergipano. Esse, mais raso, também é portador de óleo leve, com espessura total de 68 metros. 

“É mais uma boa notícia de uma série que se iniciou com as descobertas em águas profundas e que confirmam mais uma vez que as reservas são muito grandes e, portanto, justificam um otimismo na perspectiva de desenvolvimento do estado. Leva-nos a ter expectativa de que os investimentos da Petrobrás nestas reservas aconteçam o mais rápido possível. É importante que Sergipe tenha um desenvolvimento industrial que possa se beneficiar destes recursos naturais, para que o povo sergipano usufrua do desenvolvimento econômico”, avalia José de Oliveira Júnior, assessor especial do Governo do Estado. 

“O poço 3-SES-186 (nomenclatura Petrobras) / 3-BRSA-1286-SES (nomenclatura ANP) está localizado a 103 km da cidade de Aracaju e a 10 km do poço descobridor, em profundidade de água de 2.467 metros. O poço ainda encontra-se em perfuração até atingir o objetivo final de 6.060 metros”, relatou a multinacional em nota à imprensa. 
De acordo com a Petrobrás, a acumulação integra o projeto exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas profundas, conforme previsto no Plano de Negócios e Gestão para o período 2014-2018. 

Potencial sergipano

Apesar de explorar Sergipe há mais de 50 anos, apenas em 2010 a Petrobras começou a perfurar em águas profundas, onde ocorreram as descobertas mais recentes. Em 2012, foram cinco em águas ultraprofundas, comprovando o potencial exploratório do litoral sergipano. 

Dos poços no estado, destaca-se o campo de Carmópolis, o maior em volume de reservas do país e o primeiro descoberto na bacia sedimentar de Sergipe-Alagoas, em 1963. No campo de Guaricema são testadas as primeiras tecnologias voltadas para os campos marítimos. Foi nele que a empresa produziu pela primeira vez na plataforma continental, em 1968. 

Em 2007, o campo de Piranema começou a produzir. Ele marcou uma nova fronteira para o Nordeste brasileiro: produção de óleo leve e em águas profundas. Uma inovação adotada para esse campo foi a instalação do primeiro sistema flutuante de produção, armazenamento e exportação de óleo redondo do mundo. O projeto tem como objetivo minimizar os efeitos da oscilação das ondas do mar. 

A produção no estado de Alagoas é basicamente terrestre, com destaque para a produção de gás. O único campo marítimo da bacia localizado nesse estado é o de Paru. 

Ensino profissionalizante

Para ampliar ainda mais a cadeia produtiva de petróleo e gás, o governo do Estado implantou a primeira escola profissionalizante de Petróleo em Carmópolis. Orçada em R$ 5 milhões a unidade ofertará o curso técnico na área de Petróleo e Gás e integra a política de interiorização da educação.

A escola iniciou suas atividades em setembro, com cursos de Inglês Básico, Espanhol Básico e Libras. A unidade de ensino, que recebeu o nome de Centro Estadual de Educação Profissional Gov. Marcelo Déda Chagas, recebe no inicio deste ano o curso integral médio profissionalizante em Petróleo e Gás. Lá também será implantando o polo de ensino profissional à distância.

Segundo a diretora do Centro, Jerusa Magaly Silveira, os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) devem ocorrer paralelamente às outras atividades, pois são de curta duração. “Desejamos proporcionar o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social, promover a capacitação, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica”, ressaltou a educadora.

Idealizada pelo ex-governador Marcelo Déda, a unidade tem capacidade para receber 240 alunos, capacitando-os para as demandas de exploração mineral na região, principal atividade econômica do município.

Com informações da Agência Petrobras

Receita divulga regras para declaração do IR em 2015

Prazo para entregar a declaração começa em 2 de março


A Secretaria da Receita Federal do Brasil publicou hoje,4, instrução normativa no Diário Oficial da União, informando as regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2015. A Receita informou que o prazo para entregar o documento começa em 2 de março e termina em 30 de abril.

O órgão havia anunciado, no ano passado, que os contribuintes poderão fazer rascunho da declaração até 28 de fevereiro. Depois, os dados poderão ser transferidos ao formulário definitivo.

A entrega da declaração de 2015 poderá ser feita por meio do programa de transmissão Receitanet, disponibilizado no site da Receita Federal, para quem possui certificado digital ou por meio do serviço Fazer Declaração, para tablet e smartphone.

Está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil. Ainda, quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros. Por fim, quem auferiu ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita.]

Fonte: Agência Brasil

IFS: isenção na seleção pode ser solicitada até o dia 27

Isenção é válida para processo seletivo e vestibular


O Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebe, até o dia 27 de fevereiro, as solicitações de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo e do vestibular 2015.1. A solicitação deve ser feita das 8h às 11h e 14h às 17h, no campus em que o candidato irá pleitear uma vaga. O resultado da solicitação de isenção tem divulgação prevista para o dia 6 de março.

Estão disponíveis 710 vagas em cursos de graduação nos campi Aracaju, Lagarto, São Cristóvão e Estância, e 235 em cursos técnicos de nível médio subsequente para os três primeiros campi. O período de inscrições vai de 23 de fevereiro a 27 de março. A taxa de inscrição é de R$ 20 para os cursos técnicos e de R$ 30 para os cursos de nível superior.

Cursos

Entre os cursos técnicos de nível médio subsequente há opções em diversas áreas, como Alimentos, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Petróleo e Gás, Química, Rede de Computadores e Segurança no Trabalho, no Campus Aracaju; Edificações e Eletromecânica, no Campus Lagarto; e Agroindústria, Agropecuária e Suporte e Manutenção em Informática, no Campus São Cristóvão.
Já entre os cursos de graduação, estão sendo oferecidas vagas em Engenharia Civil, licenciatura em Matemática, licenciatura em Química, Gestão de Turismo e Saneamento Ambiental, no Campus Aracaju; Sistemas de Informação, Automação Industrial e licenciatura em Física, no Campus Lagarto; Alimentos e Agroecologia, no Campus São Cristóvão; e Engenharia Civil, no Campus Estância.

Provas

As provas do vestibular (graduação) serão realizadas no dia 19 de abril e do processo seletivo (cursos técnicos) no dia 26 do mesmo mês, às 9h, com duração de quatro horas. O candidato deve chegar ao local com uma hora de antecedência, portando carteira de identidade original ou documento original com foto e apresentar cartão de identificação.

A lista de pré-classificados no vestibular deve ser divulgada no dia 22 de abril. O resultado final do vestibular está previsto para o dia 6 de maio e do processo seletivo para o dia 13 do mesmo mês.

Datas importantes

Vestibular - Graduação
Solicitação de isenção: até 27/02
Resultado da isenção: 06/03
Inscrições: 23/02 a 27/03
Prova: 19/04
Lista de pré-classificados: 22/04
Resultado final: 06/05

Processo Seletivo - Subsequentes

Solicitação de isenção: até 27/02
Resultado da isenção: 06/03
Inscrições: 23/02 a 27/03
Prova: 26/04
Resultado final: 13/05

Fonte: IFS